PORQUE UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO?
Primeiro porque este profissional foi mais capacitado e se dedicou mais especificamente neste órgão que não é somente composto pela pele, mas compreendem também anexos cutâneos (pelos e unhas), também condutos auditivos e todas as mucosas.
A avaliação destes pacientes busca o diagnostico a melhor escolha terapêutica e também o cuidado com a prevenção/recidivas das doenças.
A consulta dermatológica envolve o paciente como um todo. Uma avaliação geral pode nos dar informações de outras doenças sistêmicas (internas) que demonstram reflexos cutâneos, bem como efeitos colaterais de medicamentos crônicos utilizados.
Além da parte da investigação verbal (anamnese), de um bom exame físico criterioso e detalhado, muitos exames podem ser solicitados para a avaliação do paciente e na Medicinal Vet estes exames podem ser realizados, alguns deles no ato da consulta.


EXAMES REALIZADOS EM DERMATOLOGIA
1) Citologia cutânea para pesquisa de Malassezia sp
2) Tricograma
3) Teste de Wood
4) Cultura bacteriana
5) Cultura fungica
6) Punções aspirativas (nódulos cutâneos)
7) Dosagens hormonais (tireóide e adrenais)
8) Biopsia cutânea
9) Otoscopia
10) Fibro-otoendoscopia
11) Exames de sangue em geral
12) Testes alérgicos (imunoterapia)


DOENÇAS DERMATOLÓGICAS MAIS COMUNS
1) Doenças alérgicas
São doenças de caráter imunológico, pruriginosas (coçam muito) e crônicas (não são curáveis, mas podem e são bem controláveis).
Basicamente são divididas em 3 grupos:

A. Alergia a Picadas
B. Alergia Alimentar
C. Alergia Ambiental

É fundamental a triagem alérgica, que nada mais é do que um processo investigativo da pesquisa do(s) alérgeno(s) (agente) que dispara o processo alérgico.

2) Doenças parasitárias
São as famosas “sarnas”.
Existem dois tipos:

A. Sarna Sarcóptica ou Escabiose, doença altamente contagiosa, transmitida pelo contato direto entre animais e/ou humanos, através de fômites (objetos, roupas, escovas, toalhas ou qualquer objeto de utilização pessoal) ou ambiental (ácaro pode viver no ambiente por até 22 dias).

B. Sarna Demodécica ou “Sarna negra”: provocada por um ácaro que faz parte da pele do cão porém em situações de queda da imunidade ele se prolifera e provoca a doença portanto mais comum em filhotes e pacientes com doenças que provocam queda de imunidade.

3) Infecções bacterianas: doença que geralmente se apresenta secundariamente a outra patologia, como: alergias, doenças hormonais e sarna. As lesões se apresentam como espinhas ou descamações na pele.

4) Infecções fúngicas (micoses) – Dermatofitose: doença causada por um fungo que também pode ser transmitido facilmente para outros animais e para humanos.


DIAS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
Conte conosco. Estamos à disposição.

DRA.ANA KARINE NESPOLO Especialidade Dermatologia Veterinária

Dra. Ana Karine Nespolo / CRMVSP 16.140
•Pós-graduada em Dermatologia Veterinária em 2011;
•Membro sócia da Soc. Brasileira Dermatologia Veterinária;
•Médica Veterinária formada em 2002;
•Membro da direitoria da AMVGABC;
Oferece atendimento especializado e qualificado em Dermatologia veterinária com ênfase em Dermatopatias Alérgicas, Dermatopatias de origem Endócrina e Dermatopatia Oncológica.
Apaixonada por dermatologia veterinaria desde a sua graduação (2002) dra Karine é participante em todas os congressos e eventos relacionados ao aprofundamento das patologias dermatologicas.
Atualmente é referencia em sua especialidade na região do ABC e Zona sul de SP, sendo convidada a a participar de todos os eventos e ministrar alguns cursos e palestras.
Imagem Responsiva

SAIBA COMO CHEGAR